Entomologia Médica

A transmissão das diversas endemias rurais está intimamente ligada à ecologia dos diferentes vetores. Estudando o comportamento e a distribuição dos mesmos, é possível estabelecer pontos vulneráveis das diversas cadeias de transmissão, passíveis de sofrerem estratégias de intervenção. Isso se aplica à transmissão da Leishmaniose, da Doença de Chagas, da dengue e da malária. Enquadram-se, nesta linha, as seguintes linhas subsidiárias:

Estudo da Entomofauna de Simullidae do Estado do Espírito Santo-Brasil.

Estudo da Entomofauna de Culicidae da Reserva Biológica de Sooretama Espírito Santo-Brasil.

Bromélias nativas e infestação por Aedes aegypti (Diptera, Culicidae) em área urbana na cidade de Vitória Espírito Santo, Brasil.

Levantamento da fauna de flebotomineos (Diptera, Psychodidae) da Reserva Biológica de Duas Bocas, Cariacica, Espirito Santo, Brasil.

Avaliação do potencial de disseminação da leishmaniose visceral no estado do Espirito Santo por meio do maoeamento da área de distribuição do vetor Lutzomyia longipalpis.

Avaliação da Distribuição Vetorial em Áreas com e sem Malária Autóctone na região de Mata Atlântica do Estado do Espírito Santo.

Inquérito entomológico e de infectividade de anofelinos (Diptera: Culicidae) em uma região de Mata Atlântica com casos autóctones de malária no estado do Espírito Santo, Brasil.

Pesquisadores:
Adelson Luiz Ferreira
Aloísio Falqueto
Claudiney Biral dos Santos
Crispim Cerutti Junior
Gustavo Rocha Leite
Helder Ricas Rezende
Israel de Souza Pinto
Viviane Coutinho Meneguzzi

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105